Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Corregedor nacional assina recomendação para elaboração de Plano de Atuação e Gestão nos ramos e unidades do MP - Conselho Nacional do Ministério Público
Corregedoria Nacional
Publicado em 17/3/23, às 16h07.

ass corrO corregedor nacional do Ministério Público, conselheiro Oswaldo D’Albuquerque, participou nesta quinta-feira, 16 de março, da 131ª Reunião do Conselho Nacional dos Corregedores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNCGMPEU), realizada no Ministério Público da Bahia (MP/BA).

Na oportunidade, Oswaldo D’Albuquerque assinou a Recomendação CNMP-CN N.º 01, de 15 de março de 2023, a qual recomenda a elaboração de plano de atuação e gestão das promotorias, procuradorias, ofícios, centros de apoio e órgãos congêneres das unidades e ramos ministeriais como parâmetro para indicador de resolutividade.

A Recomendação está em consonância com a nova metodologia de correição temática de fomento à resolutividade aplicada pela Corregedoria Nacional e busca fomentar a cultura de elaboração do plano de atuação e gestão a partir de diagnósticos institucionais, desenvolvimento de agendas planejadas e em consonância com a matriz estratégica do Ministério Público, com vistas a incrementar a resolutividade e a unidade institucional.

A base para a expedição do documento foi a experiência exitosa desenvolvida pelas promotoras de Justiça do Ministério Público da Bahia e membras colaboradoras da Corregedoria Nacional Anna Karina Trennepohl e Thays Rabelo, denominada Plano de Atuação das Promotorias de Justiça (PAPJ). A ação cria mecanismos que possibilitam a atuação prioritária do promotor de Justiça, em conformidade com as metas apontadas no planejamento estratégico do MP, nos planos de atuação e nos projetos executivos.

O PAPJ do MP baiano foi apresentado à Corregedoria Nacional durante correição realizada no MP/BA em maio do ano passado. Por meio da Recomendação, será compartilhado com os demais ramos e unidades do MP brasileiro, uma vez que a disseminação de boas práticas institucionais é uma das vertentes do fomento à resolutividade, principal foco da gestão de Oswaldo D’Albuquerque.

Para o corregedor nacional, algumas práticas institucionais “se destacam pela facilidade com que podem ser replicadas em qualquer região do país, em qualquer estado’’, o que é o caso do PAPJ do MP/BA, daí a escolha deste projeto para ser tema de recomendação da Corregedoria Nacional.

Durante a reunião do CNCGMPEU, Oswaldo D’Albuquerque falou, ainda, sobre a aprovação no Plenário do CNMP, por unanimidade, de proposição de sua autoria, para que o colegiado de corregedores, assim como o de procuradores-gerais de Justiça, seja obrigatoriamente ouvido em todas as proposições e temas de interesse do MP brasileiro que tramitem no Conselho Nacional, o que “demonstra a importância de se fortalecer o princípio da Unidade Institucional”.

Ele também destacou que o trabalho das corregedorias deve ser “necessariamente dialógico, próximo e harmonioso, com unidade de atuação e propósito, sempre respeitando a autonomia, a independência e as peculiaridades regionais”.

Veja aqui a Recomendação.

Foto: Corregedoria Nacional 

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp