Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Representantes do Ministério Público e do Judiciário brasileiros discutem atuação das instituições durante crise democrática - Conselho Nacional do Ministério Público
Capacitação
Publicado em 25/1/23, às 18h48.

24 01 23 uncmp fabiola italiaA convite da Universidade de Siena, na Itália, nessa terça-feira, 25 de janeiro, a Unidade Nacional de Capacitação do Ministério Público (UNCMP), a Escola Superior da Magistratura Federal da 1ª Região (Esmaf) e a Associação de Juízes Federais (Ajufe) discutiram o papel do Sistema de Justiça perante a crise democrática.

O evento, cujo título em italiano foi Ruolo delle magistrature nella crisi democratica in Brasile, ocorreu de modo híbrido. A apresentação está disponível no canal oficial do Conselho Nacional do Ministério Público no YouTube.

O encontro foi dirigido a pós-graduandos da universidade italiana e aos membros e servidores do Ministério Público e do Judiciário Federal.

A reunião se sucedeu em meio às atividades acadêmicas intercambiadas pelas instituições, tendo por norte o aprimoramento da atuação do Sistema de Justiça perante o Direito Comparado entre o Brasil e a Itália, fundamento que tem contribuído para a aproximação das escolas e a construção de possíveis cooperações conjuntas.

O conselheiro do CNMP Daniel Carnio, em participação virtual, enfatizou a importância dessa aproximação, especialmente em função dos objetivos da UNCMP, da qual é presidente, e do interesse comum entre as instituições no aprofundamento dos estudos relacionados ao Direito Constitucional Comparado. “Gostaria de agradecer o convite feito pela professora Tania Groppi. É uma honra para a Unidade Nacional de Capacitação do Ministério Público, como escola nacional do Ministério Público, poder dar esse espaço nas nossas redes, no nosso YouTube, em um momento que passamos não só no Brasil, mas também no mundo”.

A professora da Universidade de Siena Tania Groppi, responsável pela realização do encontro, presidiu a mesa e, durante a abertura, salientou a importância que a universidade dá ao tema do Direito Comparado e a realidade da América Latina. Assentou que a discussão une a Europa e o Brasil em razão de diversos fatores vividos nas regiões a ameaçar e a abalar o Estado de Direito.

O evento contou, também, com a participação do presidente da Ajufe, Nelson Ribeiro, e exposições do juiz federal Hugo Abas; da promotora de Justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo e membra auxiliar da Unidade Nacional de Capacitação, Fabíola Sucasas; do desembargador e diretor da Esmaf, Antonio Prudente; e dos doutorandos da Universidade Paris 1 – Pantheon-Sorbonne Victor Bertolotto e Ana Cristina Viana.

Veja aqui mais fotos da reunião.    

Matéria relacionada
Conselheiro do CNMP participará de debate sobre o papel do Sistema de Justiça perante a crise democrática no Brasil 

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp