Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Publicada resolução que cria o Núcleo de Solução Alternativa de Conflitos - Conselho Nacional do Ministério Público
Mediação de Conflitos
Publicado em 25/8/16, às 15h30.

Publicada resolução que cria o Núcleo de Solução Alternativa de ConflitosFoi publicada, no Diário Eletrônico do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), nessa quarta-feira, 24 de agosto, a resolução que cria, no âmbito do CNMP, o Núcleo Provisório de Solução Alternativa de Conflitos (Nusac). A proposta, apresentada pelo conselheiro Sérgio Ricardo de Souza e relatada pelo conselheiro Marcelo Ferra, foi aprovada, por unanimidade, na 15ª Sessão Ordinária de 2016, em 9 de agosto.

O Nusac, vinculado à Secretaria-Geral do CNMP, tem o objetivo de fomentar a solução alternativa e amigável dos conflitos, por meio da autocomposição, mediação e conciliação, nos processos de competência do Conselho que envolvam direito de natureza disponível, a critério de cada conselheiro relator.

Segundo a resolução, o Nusac será provisório e contará com a atuação de membro colaborador eventual, conforme conceito presente no artigo 1º, parágrafo único, da Portaria CNMP-PRESI nº 112/2013, cuja indicação ficará a cargo do conselheiro que acionar o Núcleo, com atuação limitada aos casos em que for designado. Caberá à Secretaria-Geral do CNMP decidir como será a estrutura do Nusac.

Sérgio Ricardo, em sua justificativa, afirmou que “a adoção de mecanismos de autocomposição pacífica de conflitos, controvérsias e problemas é uma tendência mundial, decorrente da evolução da cultura de participação, do diálogo e do consenso”.

Para o conselheiro, “é necessária a implementação, não só no âmbito do Ministério Público brasileiro, mas também no âmbito interno do CNMP, de uma cultura da paz, que priorize o diálogo e o consenso na resolução das controvérsias e da solução dos conflitos”.

Clique aqui para ver a íntegra da resolução publicada no Diário Eletrônico.

Foto: Sérgio Almeida (Ascom/CNMP).

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp