Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. CNMP sedia audiência da CPI do Assassinato de Jovens - Conselho Nacional do Ministério Público
Direitos fundamentais
Publicado em 15/12/15, às 13h14.

Será realizada nesta quarta-feira, 16 de dezembro, a partir das 13 horas, no Plenário do Conselho Nacional do Minsitério Público (CNMP), audiência pública para debater o assassinato de jovens no Brasil. O evento, promovido pela Comissão Parlamentar do Senado Federal de Inquérito do Assassinatos de Jovens, abordará, ainda, o trabalho desenvolvido pelo Ministério Público com relação ao processo e julgamento de homicídios contra jovens, e como órgão de controle externo da atividade policial.

A audiência, que será transmitida no canal do CNMP no YouTube, contará com a participação dos conselheiros Antônio Duarte, Esdras Dantas de Souza, Fábio George Cruz da Nóbrega e Gustavo do Vale Rocha; dos professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) Michel Misse e Ignácio Cano, do antropólogo Luiz Eduardo Soares, representantes da Anistia Internacional e do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

A referida CPI, de autoria do senador Lindberg Farias, tem se reunido com especialistas, pesquisadores e entidades que atuam nas áreas de Segurança Pública e de Direitos Humanos. Uma das preocupações suscitadas é ausência de dados qualificados para que seja possível realizar diagnóstico preciso sobre os diversos aspectos das mortes violentas de jovens, a fim de propor medidas mais efetivas de enfrentamento do problema.

De acordo com a Comissão, o Brasil é um dos países campeões nos indicadores de homicídios de jovens, figurando como recordista no mapa mundial da violência. Apenas entre 2002 e 2012, mais de 13.226 jovens foram assassinatos em São Paulo.

A audiência pública será realizada em caráter interativo, com a possibilidade de participação popular. As pessoas que tenham interesse em participar, com comentários ou perguntas, podem fazê-lo por meio do Portal e-Cidadania, no endereço www.senado.leg.br/ecidadania, e do Alô Senado, através do número 0800 61 22 11.

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp