Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. CNMP apoia simpósio internacional sobre acolhimento familiar - Conselho Nacional do Ministério Público
Infância e Juventude
Publicado em 17/3/23, às 10h00.

banner simposio acolhimento familiarO Conselho Nacional do Ministério Público, por meio da Comissão da Infância, Juventude e Educação (Cije), participará do IV Simpósio Internacional de Acolhimento Familiar, promovido pela Universidade Estadual de Campinas em parceria com o Instituto Geração Amanhã. O evento será realizado entre os dias 20 e 23 de março, de modo presencial, em Campinas, São Paulo.

A membra auxiliar da Cije, promotora de Justiça Mirella de Carvalho Bauzys, representará o Conselho participando da mesa de abertura e palestrando no Painel 8, que tem como tema “Ministério Público e Sistema de Justiça: desafios na implantação e operacionalização do serviço de acolhimento em família acolhedora”.

Segundo a promotora, a política de acolhimento ainda é pouco difundida no Brasil, o que reforça a importância do Ministério Público no fomento à sua implementação, conforme a recomendação CNMP nº 82/2021.

“O simpósio será um evento importante, já que contará com profissionais de diversas áreas e setores de todo Brasil, viabilizando o compartilhamento de experiências e estratégias, além da presença de palestrantes internacionais, que irão abordar a situação do acolhimento familiar em seus respectivos países”, disse Mirella.

O simpósio tem como objetivo informar e conscientizar sobre acolhimento familiar, com o propósito de promover essa modalidade de acolhimento, garantindo o direito à convivência familiar e comunitária. O evento será realizado de forma participativa, com a submissão de trabalhos, mesas de debates e troca de experiências, além de palestras e apresentações nacionais e internacionais.

O tema abordado no simpósio se relaciona com o trabalho desenvolvido pela Comissão, tendo em vista que em junho de 2021, a Portaria CNMP-PRESI nº 113 instituiu o Grupo de Trabalho Convivência Familiar e Comunitária que tem como objetivo acompanhar a Política Nacional de Convivência Familiar e Comunitária e promover estudos para subsidiar a atuação do Conselho Nacional do Ministério Público no tema.

Saiba mais sobre o simpósio

Confira a programação do evento

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp