Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Nesta quinta-feira, 26 de janeiro, CNMP aborda o combate à escravidão contemporânea - Conselho Nacional do Ministério Público
Trabalho escravo
Publicado em 25/1/23, às 18h56.
conatetrapO Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), por meio do Comitê Nacional do Ministério Público de Combate ao Trabalho em Condição Análoga à de Escravo e ao Tráfico de Pessoas (Conatetrap), promove o evento “Dia Nacional de Combate à Escravidão Contemporânea: Prevenção, Repressão e Reinclusão Social de Trabalhadoras e Trabalhadores Resgatados”, nesta quinta-feira, 26 de janeiro,  no auditório do edifício-sede da Instituição, a partir das 14h30.

A iniciativa busca debater a importância da prevenção, repressão e, sobretudo, da reinclusão social de trabalhadores resgatados em condições análogas à escravidão para quebra do ciclo de exploração e vulnerabilidade dessas pessoas.

O evento, que faz alusão ao Dia Mundial de Combate ao Trabalho Escravo, celebrado anualmente no dia 28 de janeiro, acontecerá de modo híbrido e será transmitido pelo canal do CNMP no YouTube. 

O público-alvo são integrantes dos Ministérios Públicos (membros e servidores), redes de combate ao trabalho escravo e sociedade em geral. Não haverá inscrições prévias. 

Programação  

Durante o encontro, está prevista a realização de palestras com especialistas e depoimentos de trabalhadores resgatados.   Além disso, será apresentado o trailer do filme “Pureza”, obra cinematográfica brasileira, inspirada em fatos reais, que debate a escravidão contemporânea. 

O evento também contará com o lançamento do livro “Escravo, nem pensar! – Educação para a prevenção ao trabalho escravo”, da jornalista e cientista social Natália Suzuki. 

Em palestra, a procuradora da República Ana Carolina Roman vai comentar sobre a atuação do MPF na política de combate ao trabalho escravo. 

Já a fiscalização da auditoria do trabalho no combate à escravidão contemporânea será o tema da exposição de Maurício Krepsky, chefe da Divisão de Fiscalização para a Erradicação do Trabalho Escravo – DETRAE/MTP.  

Em seguida, Admar Fontes Júnior, coordenador da Comissão Estadual para a Erradicação do Trabalho Escravo – CoetraeBA, abordará a importância da política descentralizada (regional) no combate ao trabalho escravo. 

Por fim, a atuação do MPT na Responsabilização Trabalhista e a Importância da Reinclusão Social das Vítimas, será analisada pela procuradora do Trabalho Lys Sobral, com participação de trabalhadoras resgatas em condições análogas à escravidão. 

ServiçoEvento: Dia Nacional de Combate à Escravidão Contemporânea: Prevenção, Repressão e Reinclusão Social de Trabalhadoras e Trabalhadores ResgatadosQuando: 26 de janeiro, a partir das 14h30Onde: Auditório do CNMPTransmissão: canal do CNMP no YouTube 

Saiba mais  

Combate à escravidão contemporânea será tema de encontro organizado pelo CNMP 

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp