Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. CNMP coordenará Pacto Nacional pela Consciência Vacinal - Conselho Nacional do Ministério Público
Saúde
Publicado em 28/11/22, às 11h25.

pacto vacinal banner1Na próxima quarta-feira, 30 de novembro, o Conselho Nacional do Ministério Público reunirá os procuradores-gerais dos Ministérios Públicos dos Estados e da União para a assinatura do Pacto Nacional pela Consciência Vacinal. O evento será realizado na sede do CNMP, em Brasília, a partir das 8h30, e será transmitido pelo canal oficial da instituição no YouTube.   

A ação será coordenada pelo CNMP, por meio do presidente, o procurador-geral da República, Augusto Aras, e por meio da Comissão da Saúde, presidida pelo conselheiro Jayme de Oliveira.   

O objetivo do convite feito aos chefes do Ministério Público é incentivar uma atuação coordenada e nacional, em parceria com órgãos e entidades envolvidos com a saúde pública, em defesa da retomada de índices seguros e homogêneos de cobertura vacinal em todo o Brasil. 

Para reunir informações e dados técnicos sobre o assunto, a Comissão da Saúde do CNMP se reuniu, recentemente, com representantes da gestão tripartite do Sistema Único de Saúde (SUS), que são o Ministério da Saúde e os Conselhos Nacionais de Secretários de Saúde (Conass) e de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). Além deles, participaram órgãos e instituições que fazem parte da construção e execução da política de saúde pública no país, como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).     

Os resultados evidenciaram a preocupante diminuição da cobertura vacinal no Brasil de 2013 para cá, com impactos severos e potencializadores de alto risco à vacinação infantil, especialmente à poliomielite. 

Não é necessário cadastro prévio para a imprensa fazer a cobertura jornalística do evento. Os profissionais só precisam se identificar na recepção do CNMP. 

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp