Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Atendimento ao público e Autocomposição são temas de encontro da Corregedoria Nacional de fomento às boas práticas no MP brasileiro - Conselho Nacional do Ministério Público
Corregedoria Nacional
Publicado em 24/11/22, às 15h22.

23 11 22 corregedoria boas praticas capaA Corregedoria Nacional realizou nessa quarta-feira, 23 de novembro, a segunda edição do evento “Corregedoria Nacional e o Fomento às Boas Práticas do MP brasileiro”, no Plenário do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e transmitido pela plataforma virtual Teams.  

23 11 22 corregedoria nacional 5Na ocasião, foram apresentados os projetos “Atendimento +” e “COMPOR” do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP/RS).  

 

 

 

23 11 22 corregedoria boas praticas 2

  A primeira palestra, sobre o projeto “Atendimento +”, foi realizada pelos promotores de Justiça do MP/RS Benhur Biancon Junior e Lisandra Demari, além da coordenadora da Divisão de Gestão de Pessoas do Órgão, Andréia Cardoso Barth. O “Atendimento +” visa a desenvolver iniciativas capazes de alinhar o atendimento à missão do Ministério Público, de forma a refletir tanto na experiência do cidadão que procura a Instituição quanto na do servidor que o recebe. Para sua execução, foram realizadas entrevistas com membros e servidores, bem como pesquisas para identificar diferentes experiências de atendimento ao público, análise de dados, diagnóstico e treinamentos. 

23 11 22 corregedoria boas praticas 2 2Já corregedor-geral do MP/RS, Marcelo Pedrotti, e o promotor de Justiça Élcio Resmini falaram sobre o Programa de Autocomposição Preventiva e Resolutiva (COMPOR) da Instituição gaúcha. O “COMPOR” tem o objetivo de atender, por meio de metodologias de autocomposição, as demandas que envolvam conflitos entre os membros do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul. Na forma preventiva, é executado pelos promotores-corregedores das Regiões Administrativas da Corregedoria-Geral, mediante o fomento, em reuniões, correições e eventos, da utilização das metodologias autocompositivas para a solução de conflitos que possam afetar o ambiente de trabalho/atuação nas promotorias de Justiça.  

23 11 22 corregedoria boas praticas 3O corregedor nacional do Ministério Público, conselheiro Oswaldo D’Albuquerque, parabenizou os palestrantes pelo “trabalho de vanguarda que vem sendo realizado pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul”, classificando os projetos apresentados como “inovadores e efetivos para as boas relações de trabalho, para proporcionar um ambiente laboral saudável”, destacando que “nós só podemos atender e acolher bem se estivermos tralhando bem e nos relacionando bem internamente”. Ele ressaltou que os projetos, dignos de serem replicados em todo o MP brasileiro, merecem destaque ainda por envolver membros, servidores, funcionários terceirizados e estagiários, “todos aqueles que fazem parte da cadeia de atendimento e de realização do trabalho do Ministério Público”. 

Participaram do encontro conselheiros do CNMP e autoridades de diversos ramos e unidades do MP, além de membros e servidores da Corregedoria Nacional, em um total de 43 presentes. De forma virtual, 133 integrantes do Ministério Público brasileiro prestigiaram o evento. 

23 11 22 corregedoria boas praticas 4O projeto “Corregedoria Nacional e o Fomento às Boas Práticas do MP brasileiro” faz parte das ações implementadas pelo corregedor nacional em sua gestão, como forma de fomentar a resolutividade e fortalecer o princípio da Unidade no Ministério Público brasileiro, por meio da disseminação de boas práticas que são apresentadas à Corregedoria Nacional durante visitas técnico-institucionais que vêm sendo realizadas nas unidades ministeriais em todo o Brasil. 

 

 Veja mais fotos do evento

Fotos: Sérgio Almeida (Secom/CNMP). 

 

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp