Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Comissão de Planejamento Estratégico do CNMP conhece sistemas tecnológicos do MPF - Conselho Nacional do Ministério Público
Planejamento estratégico
Publicado em 15/9/22, às 12h19.

13 09 22 cpe pgrA equipe da Comissão de Planejamento Estratégico (CPE) do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) esteve na Secretaria de Perícia, Pesquisa e Análise do Ministério Público Federal (MPF), para conhecer os sistemas de tecnologia Radar e GeoRadar, desenvolvidos pela Secretaria. 

A iniciativa integra um conjunto de ações do Projeto de Governança de Dados e Transformação Digital no Ministério Público, instituído pela CPE, presidida pelo conselheiro Moacyr Rey Filho.   

O sistema Radar permite o acesso rápido e ágil, por meio de consultas, a um conjunto de bases armazenadas nos bancos de dados da SPPEA. Os dados são obtidos por meio de acordos de cooperação técnica ou contratos celebrados com órgãos da Administração Pública e entes privados, além de serem obtidos, não raramente, em razão do exercício do poder requisitório dos membros do MPF.

Já o GeoRadar é um sistema avançado de informações georreferenciadas, que contempla grande quantidade de bases cartográficas digitais públicas ou obtidas de órgãos públicos ou de entidades privadas. A plataforma é interoperável com o sistema Radar, e há previsão de haver interoperabilidade, também, com a Plataforma dos Povos e Comunidades Tradicionais. 

O GeoRadar está sendo utilizado pela SPPEA internamente e está em fase de testes com membros e servidores. A finalização de desenvolvimento e de correções e o lançamento para o público em geral estão previstos para o dia 4 de outubro. 

O conselheiro Moacyr Rey agradeceu o apoio do presidente do CNMP e procurador-geral da República, Augusto Aras, e do MPF ao Projeto de Governança de Dados e Transformação Digital. “Não tenho dúvidas de que a integração e a atuação colaborativa de todas as unidades e ramos nesse propósito comum facilitarão os caminhos para que a inovação digital seja uma realidade no Ministério Público".   

O procurador da República e secretário de Perícia, Pesquisa e Análise do MPF, Daniel Lobo, destacou que “o MPF está engajado no projeto de governança de dados e transformação digital, coordenado pelo conselheiro Moacyr, que representa um marco paradigmático para o avanço da cultura analítica no Ministério Público brasileiro".   

Também participaram da visita institucional o membro auxiliar da CPE Octavio Celso Gondim e os membros do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) Leonardo Otreira, Stephany Lobato, Carolina Rebelo, Jullyer Gadioli, Marcelo da Silva e Rodrigo Foganolo. 

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp