Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Conselheiro do CNMP Rogério Varela afirma que buscará o consenso entre advocacia e Ministério Público - Conselho Nacional do Ministério Público
Conselheiros
Publicado em 26/5/22, às 14h21.

rogerio“Se eu puder exercer um papel de agente colaborador do diálogo entre a advocacia e o Ministério Público, ficarei muito satisfeito. Quero contribuir para que os interesses do MP e os interesses da democracia sejam cada vez mais convergentes”, afirmou o conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) Rogério Varela em entrevista concedida à Secretaria de Comunicação (Secom) do órgão, nessa quarta-feira, 25 de maio.

Empossado no início do mês de maio para o biênio 2022/2024, o conselheiro ocupa uma das vagas destinadas ao Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no CNMP: “A minha intenção é criar uma zona de diálogo entre o Ministério Público e a advocacia. Quero encontrar pontos de consenso naqueles temas que são mais controvertidos entre as duas entidades”, destaca Varela.   

Quando indagado a respeito das prioridades do mandato no CNMP, Rogério Varela esclareceu que a celeridade e a educação são os pilares do seu trabalho: “Meu primeiro objetivo é tentar dar agilidade aos processos que forem a mim distribuídos. Pretendo, portanto, ser célere no enfrentamento dos processos. Ademais, eu penso muito na parte educacional. Eu tenho origem como professor universitário e quero estimular iniciativas no Ministério Público para a preservação da nossa infância, juventude e educação. Acredito na força libertadora e emancipatória da educação”.   

O representante da OAB no Plenário do CNMP salientou ainda que vê o Ministério Público como fiscal da correta destinação dos recursos públicos: “Vejo a instituição como uma mola propulsora para que os gestores das pequenas cidades do país possam utilizar os recursos de forma correta.  Então eu destaco um papel fiscalizatório importante e um papel de parceria do Ministério Público na criação de políticas públicas que podem surgir aqui do CNMP”.   

Currículo   

Varela é graduado em Direito pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), instituição onde deu seguimento à pesquisa em nível de mestrado. Em 2010, titulou-se doutor pela Universidade de Coimbra, em Portugal.    

Desde 1997, atua na atividade acadêmica. Como professor e pesquisador, mantém ou já manteve vínculos com diversas instituições, como a Escola Superior da Advocacia (ESA), a Escola Superior da Magistratura Trabalhista na Paraíba (Esmat-PB), o Centro Universitário de João Pessoa, a Fundação Escola Superior do Ministério Público da Paraíba (Fesmip-PB) e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB). 

Foto: Sergio Almeida (Secom/CNMP). 

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp