Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. CNMP e MP/MS celebram acordo sobre aprimoramento de gestão e processos de inovação - Conselho Nacional do Ministério Público
Planejamento estratégico
Publicado em 19/5/22, às 15h24.

73d027b6 ed72 4e6f a749 09741bf42714 1Nessa quarta-feira, 18 de maio, o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e o Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul (MP/MS) celebraram acordo de cooperação técnica que visa ao aprimoramento da gestão e de processos de inovação, por meio do compartilhamento de projetos e boas práticas que possam ser passíveis de cessão.

O ato, assinado pelo conselheiro do CNMP e presidente da Comissão de Planejamento Estratégico, Moacyr Rey Filho, e pelo procurador-geral de Justiça Alexandre Magno Benites de Lacerda, prevê um plano de trabalho que disponibiliza ao Conselho o Aplicativo OKR (Objectives and Key Results ou Objetivos e Resultados-Chave) e o Painel de BI – Business Intelligence, ambos desenvolvidos pelo MP/MS na plataforma Microsoft Power Apps.

Histórico

Em janeiro deste ano, o promotor de Justiça e supervisor de Planejamento e Gestão Estratégica do MP/MS, Paulo Roberto Gonçalves Ishikawa, juntamente com a equipe da Seplange, apresentou a metodologia de gestão OKR ao CNMP em Brasília.

1a37fa78 d9a3 4a68 aa40 66d586bb592eNa oportunidade, Moacyr Rey Filho afirmou que viu a ferramenta como grande potencial na área de inovação e transformação digital. “Essa metodologia é importante, funcional e rápida. O serviço público precisa de celeridade e de agilidade na entrega dos resultados. E a OKR vai nos dar o caminho para alcançarmos os melhores resultados”.

Para Ishikawa a celebração do acordo é uma oportunidade de compartilhar e demonstrar as boas práticas do MP/MS para as outras unidades da federação e para o CNMP: “A característica desse acordo de cooperação técnica é uma porta de entrada de muitos outros projetos inovadores que serão possíveis de serem compartilhados de uma forma mais rápida, melhorando a gestão por meio de ferramentas inovadoras como o Aplicativo OKR e o Painel de BI”.

O MP/MS vem aplicando a metodologia de gestão OKR no planejamento estratégico da instituição desde abril de 2021, com a participação de vários setores da Administração Superior. A capacitação em OKR no MP/MS foi oferecida pelo professor Marcos Barros, fundador da Oxford Business Masters na Inglaterra, e, desde que foi implementada, vem apresentando resultados promissores de gestão, pois é focada em simplificar a definição e rastreamento dos objetivos e resultados-chave da organização.

Visita Técnica

A celebração do acordo foi realizada durante a visita institucional composta por membros do CNMP, que estão em Campo Grande para conhecer os projetos e as boas práticas desenvolvidas no âmbito do MP/MS.

Também, no dia 18 de maio, a comitiva do CNMP pode conhecer as ferramentas desenvolvidas pelo Laboratório de Inovação em Inteligência Artificial, como “Inovation Lab: o uso de inteligência artificial para a aplicação eficiente da Lei Maria da Penha”, “Robô da Ficha Limpa”, “Portal das Fundações”, “Reconhecedor de Entidades”, “Gravador e Degravador de audiências” e as “Filas Inteligentes e Propositor de Documentos”.

As apresentações foram conduzidas pelo procurador-geral adjunto de Justiça Institucional, Paulo César Zeni, e em seguida, o promotor de Justiça e coordenador do Centro de Pesquisa, Análise, Difusão e Segurança da Informação, Ricardo de Melo Alves, apresentou a interface e as funcionalidades do Portal CI.

A visita se estende até esta quinta-feira, 19 de maio, quando serão apresentadas as boas práticas do Departamento de Sistemas da Secretaria de Tecnologia da Informação e da Secretaria de Planejamento e Gestão.

*Com fotos e informações do MP/MS

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp