Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Enunciado esclarece que membro do Ministério Público requisitado pelo CNMP pode concorrer à promoção ou à remoção - Conselho Nacional do Ministério Público
CNMP
Publicado em 18/3/22, às 13h42.

15 03 22 plenarioFoi publicado nesta sexta-feira, 18 de março, o Enunciado CNMP nº 17/2022. A norma estabelece que, “no âmbito do Regimento Interno do Conselho Nacional do Ministério Público, não há impedimento a que o membro requisitado possa concorrer à promoção ou à remoção. Não é possível admitir tratamento discriminatório ou diferenciado a membro ou a servidor do Ministério Público que oficie no CNMP, em quaisquer de seus órgãos”.

A proposta, apresentada e relatada pelo conselheiro Otavio Luiz Rodrigues Jr., foi aprovada, por unanimidade, em 28 de setembro de 2021, durante a 14ª Sessão Ordinária.  

O enunciado tem a finalidade de explicitar o posicionamento, elucidar dúvidas ou esclarecer questões relacionadas à interpretação ou à execução dos atos do Conselho.

No caso da aprovação do Enunciado nº 17, o Plenário levou em consideração que compete ao presidente do CNMP e ao corregedor nacional do Ministério Público requisitar membros e servidores do MP e que a requisição de membro do Ministério Público para o exercício de atribuições na Corregedoria Nacional ou no CNMP não acarreta a ruptura de vínculo do membro com o órgão de origem ou alteração de lotação.

Processo nº 1.01229/2021-85 (proposição). 

Foto: Sérgio Almeida (Secom/CNMP).

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp