Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. CNMP destaca preocupação do Ministério Público com a preservação da água - Conselho Nacional do Ministério Público
Sessão
Publicado em 23/3/21, às 12h58.

Conselheiro Luciano Maia“As transformações climáticas revelam o quanto devemos nos preocupar com o meio ambiente sustentável”. A fala é do presidente do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Augusto Aras, em homenagem ao Dia Mundial da Água, celebrado nessa segunda-feira, 22 de março.

Durante a 4ª Sessão Ordinária de 2021, nesta terça-feira, 23 de março, Augusto Aras deixou a mensagem de como é fundamental a preservação do que ele chamou de precioso líquido. O presidente do CNMP destacou sua preocupação com a crise hídrica que assola regiões do Brasil, afetando inclusive o preço de alimentos para todos os brasileiros.

O presidente da Comissão do Meio Ambiente do Conselho Nacional do Ministério Público (CMA/CNMP), conselheiro Luciano Nunes Maia Freire, afirmou que o Dia Mundial da Água é um marco de reflexão sobre a relação da humanidade com esse recurso natural. “A sua essencialidade para as vidas atuais e futuras, a forma de aprimorar os seus usos, a sua proteção e a sustentabilidade são temas que estão sendo pensados e debatidos em todo o mundo. O Ministério Público como instituição constitucionalmente incumbida da preservação do meio ambiente não pode se afastar desse importante assunto”, afirmou.

Outro membro do Plenário a falar foi o conselheiro Silvio Amorim. Ele elogiou a atuação da CMA/CNMP por chamar atenção à necessidade de salvaguarda da água e ressaltou o recém-lançado projeto Água Boa de Beber. “Esse tipo de atuação do Ministério Público nos faz ter a certeza de que a instituição é atuante e toca no coração e na vida das pessoas”, falou.

Iniciativas de impacto

Luciano Nunes Maia Freire destacou dois projetos que mostram como o Ministério Público brasileiro é uma instituição engajada com a causa da proteção da água.

Um deles é o Água Boa de Beber, que possibilita ao cidadão verificar dados de qualidade da água em diferentes regiões, estados e municípios. Além disso, apresenta informações sobre os riscos que as substâncias encontradas podem representar para a saúde e para o meio ambiente.

O Água Boa de Beber é uma iniciativa do Projeto Conexão Água em parceria com o CNMP, representado pela Comissão do Meio Ambiente (CMA), com a Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente (ABRAMPA), além de organismos da sociedade civil organizada e colaboradores.

Luciano Nunes Maia Freire também destacou que, nesta semana, os Ministérios Públicos dos Estados do Paraná e do Acre colocarão em prática o Projeto Água para o Futuro, que foi idealizado pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MP/MT). A disseminação dessa ferramenta, que permite o monitoramento da preservação de nascentes de água, também é uma iniciativa da CMA/CNMP.

Leia mais

Conexão Água lança ferramenta de acesso a dados públicos de monitoramento da qualidade da água

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp