Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados.
Primeiros Passos
Imprimir
Publicado em 16/3/26, às 13h46.

 
Dialogos Estrategicos BannerNoticiaTerminam nesta sexta-feira, 20 de março, as inscrições para participar da primeira edição de 2026 do Diálogos Estratégicos, promovido pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). O impacto positivo do projeto Sede de Aprender no resultado do Censo Escolar 2025 será um dos temas centrais do encontro, que acontecerá das 9h às 12h. O evento abordará como escolas públicas acompanhadas pelo projeto Sede de Aprender registraram avanços expressivos na redução de déficits de infraestrutura básica, com resultados superiores à média nacional em indicadores como acesso à água potável e saneamento.

O tema do evento será “Aspectos práticos do Censo Escolar 2025 e resultados do projeto Sede de Aprender” e será realizado no Plenário do CNMP com transmissão pelo canal institucional do Conselho no YouTube e pela plataforma Teams. As inscrições devem ser feitas pelo Sistema de Eventos do CNMP. 
 
A iniciativa é da Presidência do CNMP, por meio do projeto Primeiros Passos, em parceria com a Comissão da Infância, Juventude e Educação (Cije). O evento tem como objetivo apresentar ferramentas práticas aos promotores da infância e educação, com análise do Censo Escolar 2025. O expositor será o membro colaborador da Cije Lucas Sachsida Junqueira Carneiro. A mediação será feita pela promotora de Justiça do Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT) Luciana Freitas e pela promotora de Justiça do Ministério Público do Estado de Goiás (MPGO) Michelle Martins, que são membras auxiliares da Presidência do CNMP. 
 
O webinar é voltado a membros e servidores do Ministério Público, especialmente dos ofícios da infância, juventude e educação, profissionais da rede socioassistencial, conselheiros tutelares e de direitos, organizações da sociedade civil, além de pesquisadores e estudantes da área de direitos humanos e proteção à infância. 
 
A série Diálogos Estratégicos integra as ações de capacitação e fortalecimento institucional promovidas pela Presidência do CNMP. Em 2025, foram realizadas três edições, que debateram fluxos de atendimento a crianças e adolescentes vítimas de violência; crimes contra a dignidade sexual de crianças e adolescentes no ambiente virtual; bem como estratégias para fortalecer o cuidado de crianças e adolescentes em famílias extensas e junto a pessoas próximas.

Sede de Aprender 

Dados do Censo Escolar 2025 divulgados em fevereiro pelo Ministério da Educação (MEC) mostram que os indicadores de infraestrutura escolar melhoraram em todo o país, mas avançaram de forma mais significativa nas escolas acompanhadas pelo projeto Sede de Aprender, que envolve a atuação coordenada do Ministério Público e dos Tribunais de Contas.

Na inexistência total de abastecimento de água, por exemplo, a redução nacional foi de 52,33%, enquanto nas escolas visitadas pelo projeto a queda chegou a 78,34%. Entre os estudantes dessas unidades, o número de alunos sem acesso à água diminuiu 85,91%, acima da média nacional de 58,15%.

No acesso à água potável, a redução nacional de escolas sem o serviço foi de 7,10%, enquanto nas unidades acompanhadas pelo projeto chegou a 63,97%. Das 1.346 escolas visitadas, 861 passaram a oferecer água potável. Entre os estudantes dessas unidades, a diminuição do número de alunos sem acesso ao serviço atingiu 70,56%, frente a 12,89% no cenário nacional.

Os resultados também se destacam no saneamento básico. O número de escolas sem esgotamento sanitário caiu 19,58% no país, enquanto nas unidades visitadas pelo projeto a redução foi de 50,06%. Entre os estudantes dessas escolas, a diminuição foi de 67,08%, acima da média nacional de 25,41%. 
 
Projeto Primeiros Passos 

Lançado em abril de 2024, o projeto atua em três frentes: ampliação de vagas em creches, fortalecimento do acolhimento familiar e enfrentamento da violência infantil. Com adesão formal de 21 Ministérios Públicos estaduais e ramos do MP, o projeto já se tornou diretriz nacional. 

Acesse a página do projeto Primeiros Passos.

Agenda 

Evento: Diálogos Estratégicos: “Aspectos práticos do Censo Escolar 2025 e resultados do projeto Sede de Aprender”

Data: 20 de março

Horário: 9h às 12h

Transmissão:canal do CNMP no YouTube e pela plataforma Teams

InscriçõesSistema de eventos do CNMP

Notícias relacionadas 

Escolas acompanhadas pelo Sede de Aprender apresentam redução de problemas de infraestrutura acima da média nacional 

CNMP apresenta webinar que aborda o fortalecimento do cuidado em famílias extensas 

Primeiro Diálogos Estratégicos de 2026 discutirá resultados do Sede de Aprender