Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Estratégia - Conselho Nacional do Ministério Público
Publicado em 12/8/11, às 16h37.

 

 

 

Ministério Público de Alagoas conclui planejamento estratégico

 

O Planejamento Estratégico do Ministério Público de Alagoas (MP/AL) foi concluído. O MP estabeleceu que tem como missão “defender a ordem jurídica, o regime democrático e os interesses da sociedade com o intuito de garantir a cidadania e possibilitar o desenvolvimento sustentável”. A cartilha detalhando o plano de 2011 até 2022 foi lançada na última sexta-feira, 5 de agosto, em cerimônia no Hotel Maceió Atlantic, que contou com a presença de diversas autoridades, membros e servidores do MPE. O encontro foi conduzido pelo procurador-geral de Justiça do MP/AL, Eduardo Tavares.

O evento coincidiu com o encerramento da reunião do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG). Com o Plano, o MP inaugura agora uma nova forma de gestão, que leva em conta os demais atores, as parcerias estratégicas e inclui a prospecção de cenários futuros e o monitoramento das iniciativas propostas mediante ferramentas tecnológicas já incorporadas à instituição, como uma política de comunicação. “É uma forma de pensar o futuro, de pensar o crescimento, de planejar uma maior participação, de valorizar, de crescer”, afirmou Tavares.

Iniciado em setembro de 2010, o trabalho de construção do planejamento estratégico deu seu primeiro passo com a realização do diagnóstico estratégico da instituição, onde foram avaliados os pontos fortes e fracos; identificadas oportunidades e ameaças externas; indicadas medidas a serem adotadas para mitigar essas ameaças e aproveitar as oportunidades em favor do órgão.

Construiu-se, com a colaboração da sociedade e de peritos, cenários prospectivos que possibilitaram a identificação dos cenários mais prováveis de ocorrer até 2022, o que ofereceu ao MP a chance de pensar o seu cenário alvo e estabelecer estratégias de atuação para se chegar a ele. Em total sintonia, foram definidos como pontos primordiais para sua atuação o fortalecimento institucional, a defesa da educação, da saúde e da segurança pública, prioridades para o próximo período.

Segundo o promotor Humberto Pimentel, todo esse trabalho teve um único objetivo: construir um plano de longo prazo exequível e que refletisse, com base em nossa realidade, os anseios da sociedade alagoana. “Como está ressaltado na apresentação do material que hoje tornamos público, agora temos de colocar em prática o que planejamos. Será uma tarefa contínua e a ser desenvolvida por muitas pessoas”, afirmou.

O secretário de Gestão Estratégica do Conselho Nacional do Ministério Público, Fernando Celestino Quintans, representou a conselheira Cláudia Chagas, presidente da Comissão de Planejamento Estratégico do CNMP. Ele elogiou o trabalho realizado em Alagoas e lembrou que, até o momento, o mapa apresentado pelo MP de Alagoas está bem alinhado com o Planejamento Estratégico Nacional do Ministério Público.

Entre os participantes da mesa de honra o conselheiro Cláudio Barros e Silva, do Conselho Nacional do Ministério Público; a presidente da Associação do Ministério Público, Adílza Freitas; o desembargador José Carlos Malta Marques – representando o Tribunal de Justiça; a presidente em exercício da Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas, Rachel Cabús; o reitor do Cesmac, João Sampaio; as procuradoras-chefes do MPT em Alagoas, Rosemeire Lobo e do MPF, Niedja Kaspary; e o vereador Silvio Camelo. Sem contar os procuradores-gerais de outros estados que assistiam ao evento na plateia.

ESTRUTURA - Entre as prioridades listadas no documento, estão a qualificação profissional, a melhora do acesso do cidadão aos serviços da instituição e uma maior divulgação das atividades e dos resultados do MP, entre outras.

Texto e foto: Assessoria de Comunicação – MP/AL

Assessoria de Comunicação
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3366-9134/24
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.